Certificação Participada / Sistemas participativos de garantia



-------------------------------------------------------------------------------
BALANÇO SOCIAL DO MERCADO SOCIAL DE MADRID

Na III Feira Social de Madrid, que decorreu nos dias 13 e 14 de Junho de 2015, foi apresentado o Balanço Social (em pdf), uma ferramenta de transparência que visa auditar o cumprimento, ou não, dos critérios éticos, sociais e ambientais das entidades que fazem parte do Mercado Social de Madrid.

Ainda no contexto do Mercado Social de Madrid, surgem notícias da Certificação Social Participativa de produtos agro-ecológicos. Confiram aqui.
Como informação contextual, pode ser interessante ler este artigo sobre circuitos curtos de comercialização para alimentos biológicos.

Nota: as hiperligações remetem para textos em castelhano. Verificadas a 15 de Junho de 2015.





-----------------------------------------------------------------------------------------------------
ANÁLISE DE FILEIRA - UM PROCESSO PARTICIPATIVO DE GARANTIA

Na sequência de um encontro em Novembro de 2014, pelo CIDAC, fiz o seguinte relato sobre o sistema participativo de garantia que nos foi apresentado:

«O processo de garantia participativo consta de duas grandes fases:

a) Preenchimento por parte da empresa/fileira de um questionário de auto-diagnóstico, que consta de 280 perguntas (sim, 280!!), das quais 124 são obrigatórias. Com a resposta a essas perguntas obtém-se 456 parâmetros, que são analisados por uma pessoa da Minga e sintetizados num relatório;
As respostas a uma série de perguntas têm de ser apoiadas por documentação comprovativa, por exemplo sobre os salários de colaboradoris.

b) Uma comissão cidadã reúne-se e analisa o relatório produzido, questionando o que achar por bem. A comissão pode visitar o local/locais onde a actividade da empresa tem lugar, sendo que em fileiras internacionais (p.e. café) há uma comissão cidadã por país.
 

Atenção:
- Não há selo de garantia, quem quiser saber coisas sobre uma empresa pode ir à página ver o relatório síntese;

- Os relatórios estão disponíveis na internet para quem os quiser consultar;
- A actualização dos dados depende de cada empresa;
- Acontecem situações em que alguns elos de uma cadeia estão "garantidos" e outros não. Por exemplo, pode estar a produção do cacau mas não o transporte para a Europa. E a distribuição já estar novamente.
Tem informações como o volume de negócios, número de pessoas assalariadas, salários,
origem das matérias primas, como é produzido o sumo, etc.»

Nota: as hiperligações remetem para textos em francês. Verificadas a 15 de Junho de 2015.

Sem comentários: